top of page

O futuro próximo do Instagram

Foto do escritor: Bruna HissBruna Hiss

Atualizado: 16 de abr. de 2020

Confira 6 dicas para usar melhor a segunda maior plataforma de Comunicação no Brasil



O Instagram nasceu em 2010 pelo norte-americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, ambos engenheiros de software. Em 2012, foi comprado pelo Facebook, por 1 bilhão dólares e hoje, mundialmente, a rede social conta com mais de 500 milhões de usuários, sendo que 7% das contas são de brasileiros.


Sabemos que o Instagram é uma excelente ferramenta de comunicação conectando empresas e pessoas com interesse comum. É ágil em adaptações e mudanças e quando observa algum outro player oferecendo um recurso diferenciado, o faz melhor, caso do Snapchat e crescimento do Stories que hoje ultrapassa o Feed em tempo de permanência do usuário.


Seus recursos são voltados ao visual, sendo o foco em imagem, exposição e divulgação. Não é à toa que empresas do segmento de moda, arquitetura, design e gastronomia o usam de forma arrojada e eficiente.


As comunidades do Instagram são uma mina de ouro. As marcas estão dispostas a se conectar com seu público em um alto nível de relacionamento aumentando o engajamento e buscando a lealdade do seguidor o tornando grande fã e propagador da marca. De acordo com uma pesquisa da Nielsen, 84% dos consumidores acreditam em recomendações por amigos e familiares e 74% recorrem às redes sociais para decisões de compra.


Você ainda tem dúvida que precisa trabalhar bem essa plataforma? Abaixo dou algumas dicas que podem ajudar a sua marca a usar melhor os recursos do Instagram e potencializar o resultado do seu negócio.


1- Ferramentas analíticas: como falei anteriormente a plataforma busca excelência em resultado, oferecendo assim novas informações de dados. Por exemplo: post com melhor performance, tracking de hashtag, interpretações de resultados, histórico de conteúdo etc.


2- Completa Experiência de compra: os usuários não precisam mais deixar seu canal de entretenimento para compras, são feitas instantaneamente.


3- IGTV ganhando destaque: foi criado para competir com o Youtube para que os usuários e influenciadores conseguissem gerar conteúdo em vídeo sem sair da plataforma. Está crescendo significativamente em áreas de nicho.


4- Micro Influenciadores competitivos: criadores de conteúdo com menos de 10 mil pessoas estão revelando seus valores. A comunidade é menor, mas mais densa e propensa a engajamento e interação da audiência, gerando assim, maior resultado do que celebridades. É mais promissor personalizar conteúdo para um grupo pequeno e obter uma alta % de satisfação.


5- Conteúdo gerado por usuário: as marcas estão cada vez mais próximas dos seguidores e para ajudar nesta intimidade, usam o conteúdo gerado por clientes para impulsionar seu negócio. Seu cliente, seu fã, seu gerador de conteúdo.


6- Geração Z: para quem não lembra, são os nascidos a partir de 1990 até 2010. Essa turma está ganhando ‘voz’ e devemos estar atentos às suas necessidades. São adeptos a verdade, lutam por causas sociais, ambientais e se identificam com marcas que tenham os mesmos princípios.


Espero que essas 6 dicas te ajudem a entender melhor como a ferramenta Instagram pode te ajudar na estratégia do seu negócio. Estou por aqui para um café caso queira trocar mais ideias! Me procure!

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page