Confira 6 dicas para usar melhor a segunda maior plataforma de Comunicação no Brasil
O Instagram nasceu em 2010 pelo norte-americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, ambos engenheiros de software. Em 2012, foi comprado pelo Facebook, por 1 bilhão dólares e hoje, mundialmente, a rede social conta com mais de 500 milhões de usuários, sendo que 7% das contas são de brasileiros.
Sabemos que o Instagram é uma excelente ferramenta de comunicação conectando empresas e pessoas com interesse comum. É ágil em adaptações e mudanças e quando observa algum outro player oferecendo um recurso diferenciado, o faz melhor, caso do Snapchat e crescimento do Stories que hoje ultrapassa o Feed em tempo de permanência do usuário.
Seus recursos são voltados ao visual, sendo o foco em imagem, exposição e divulgação. Não é à toa que empresas do segmento de moda, arquitetura, design e gastronomia o usam de forma arrojada e eficiente.
As comunidades do Instagram são uma mina de ouro. As marcas estão dispostas a se conectar com seu público em um alto nível de relacionamento aumentando o engajamento e buscando a lealdade do seguidor o tornando grande fã e propagador da marca. De acordo com uma pesquisa da Nielsen, 84% dos consumidores acreditam em recomendações por amigos e familiares e 74% recorrem às redes sociais para decisões de compra.
Você ainda tem dúvida que precisa trabalhar bem essa plataforma? Abaixo dou algumas dicas que podem ajudar a sua marca a usar melhor os recursos do Instagram e potencializar o resultado do seu negócio.
1- Ferramentas analíticas: como falei anteriormente a plataforma busca excelência em resultado, oferecendo assim novas informações de dados. Por exemplo: post com melhor performance, tracking de hashtag, interpretações de resultados, histórico de conteúdo etc.
2- Completa Experiência de compra: os usuários não precisam mais deixar seu canal de entretenimento para compras, são feitas instantaneamente.
3- IGTV ganhando destaque: foi criado para competir com o Youtube para que os usuários e influenciadores conseguissem gerar conteúdo em vídeo sem sair da plataforma. Está crescendo significativamente em áreas de nicho.
4- Micro Influenciadores competitivos: criadores de conteúdo com menos de 10 mil pessoas estão revelando seus valores. A comunidade é menor, mas mais densa e propensa a engajamento e interação da audiência, gerando assim, maior resultado do que celebridades. É mais promissor personalizar conteúdo para um grupo pequeno e obter uma alta % de satisfação.
5- Conteúdo gerado por usuário: as marcas estão cada vez mais próximas dos seguidores e para ajudar nesta intimidade, usam o conteúdo gerado por clientes para impulsionar seu negócio. Seu cliente, seu fã, seu gerador de conteúdo.
6- Geração Z: para quem não lembra, são os nascidos a partir de 1990 até 2010. Essa turma está ganhando ‘voz’ e devemos estar atentos às suas necessidades. São adeptos a verdade, lutam por causas sociais, ambientais e se identificam com marcas que tenham os mesmos princípios.
Espero que essas 6 dicas te ajudem a entender melhor como a ferramenta Instagram pode te ajudar na estratégia do seu negócio. Estou por aqui para um café caso queira trocar mais ideias! Me procure!
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